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domingo, 8 de setembro de 2019

7º - Literatura Sapiencial


LITERATURA SAPIENCIAL

7.1.  Introdução

Assim como os gregos desenvolveu a filosofia, os hebreus desenvolveram a literatura sapiencial. Não se trata de uma exclusividade dos hebreus, pois, todo o Oriente antigo tinha obras como aquelas. A hokmah (“sabedoria”, em hebraico) é um conhecimento prático do funcionamento da vida baseado na experiência.[1] Ela é marcada por reflexões sobre a situação da vida as pessoas e atitudes recomendadas frente aos acontecimentos. Em Jó, por exemplo, aparece o problema da difícil situação do homem, Deus diante desta situação e como ela pode ser resolvida. Diríamos que na literatura sapiencial, a religião normativa parte para situações concretas harmônicas ou até mesmo contraditórias para dizer o que Deus quer do homem.[2] Esta classificação inclui sete livros: Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. Incluiremos os salmos na Poesia.
A sabedoria de Israel se insere no amplo contexto do Oriente Próximo. Obras sapienciais são encontradas na Mesopotâmia, Assíria e Egito. A literatura babilônica tem um exemplar similar ao livro de Jó. Ele é o “Poema do justo que sofre”.  É, provavelmente, uma composição do período entre 1.500 a 1.200 antes de Cristo. Um devoto do deus Marduque reclama que a divindade o abandonou, seus amigos também. A temática é a mesma de Jó, uma indagação sobre porque o justo sofre.[3] Na obra “Teodiceia Babilônica”, há também uma reclamação sobre o sofrimento humano, mas desta vez o que incomoda é a pobreza. A indagação sapiencial que entender porque o pobre mesmo sendo justo e fiel a Deus não é socorrido e sofre privações.
Dois contos egípcios também compartilham a temática de Jó: a) O Diálogo  do  desesperado  com  sua  alma (2190-2040  a.C.) – o personagem desiludido com a vida, sentindo-se abandonado pela sua alma, tenta se matar. A alma tenta lhe convencer a viver, falando dos prazeres da vida; b) Os protestos do  camponês  eloquente(séc.  XX-XVII  a.C.) – um camponês vítima de um crime faz longos discursos sobre a justiça.[4]
Aos moldes do Eclesiastes, há um conto acádio chamado de “Um diálogo sobre a miséria humana”. O herói dialoga com o amigo sobre a justiça divina e o sofrimento humano. Ele reclama dos problemas suportados. O livro reflete sobre as conseqüências das virtudes e dos vícios na vida.[5] Estes textos podem ter influenciado a literatura sapiencial de Israel, mas podem representar também o compartilhamento de tradições.

7.2. Jó

            O livro de Jó trata de um dos maiores desafios da vida humana: o sofrimento. A ênfase está no sofrimento dos justos. O enredo do livro gira em torno do drama do homem perfeito que perde a riqueza, a família e a saúde. O livro pode ser estruturado da seguinte forma: 1. O Ataque de Satanás contra Jó (1, 1 a 2, 10), 2. Jó e seus amigos (2, 11; 31, 40), I3. A Mensagem de Eliú (caps. 32-37), 4. A Resposta de Jeová a Jó (caps. 38 a 42, 6) e 5. Conclusão (42, 7-17).
7.3. Provérbios

            Provérbios são uma coleção de máximas de instrução moral. Sua estrutura pode ser apresentada do seguinte modo: 1. Um discurso sobre o valor e a aquisição da verdadeira sabedoria (caps. 1 a 9). 2. Provérbios, intitulados “Os Provérbios de Salomão” (caps. 10.1 a 22,16). 3. Admoestações reiteradas sobre o estudo da sabedoria
intituladas “As palavras dos sábios” (22, 17 a 24, 34). 4. Provérbios de Salomão colecionados pelos homens de Ezequias (caps. 25-29). 5. As instruções sábias de Agur aos seus discípulos, Itiel e Ucal, e as lições ensinadas ao Rei Lemuel por suamãe (caps. 30, 31).

7.4. Eclesiastes

            Eclesiastes ou Qohélet é uma obra do pós-exílio. A obra começa falando da vaidade da vida. Todo o ciclo da vida é decepcionante. A preocupação da obra é saber qual a consequência do bem e do mal praticados. Apesar da vaidade e da brevidade da vida, o livro apresenta uma consolação lembrando das alegrias desta vida
A estrutura do livro pode ser apresentada deste modo: 1. A futilidade do prazer e da sabedoria humana (caps. 1, 2). 2. A felicidade terrestre, seus obstáculos e meios de progresso (caps. 3-5). 3. A sabedoria verdadeira e prática (6, 1 a 8, 15). 4. A relação entre a verdadeira sabedoria e a vida do homem (caps. 8, 16 a 10:20). 5. A conclusão (11, 1 a 12, 14).

7.8. Sabedoria

            Sabedoria é uma obra, geralmente, atribuída a Salomão, porém, sua composição pode ser situada entre 150 e 50 antes de Cristo. Seu ambiente de origem é Alexandria, no Egito. A atribuição a Salomão se deve à sua contribuição no início do gênero sapiencial. Podemos dividir este livro em três partes:
1. A Sabedoria e o destino do homem (1,1-5,23): descreve-se a sorte diversa dos justos e dos ímpios, à luz da fé; sendo a justiça imortal (1,16), Deus reserva a imortalidade aos justos.
2. Elogio da Sabedoria (6,1-9,18): origem, natureza, propriedades e dons que acompanham a sabedoria (7,22-8,1), como personificação de Deus (ver Pr 8; Sir 24); elogio da sabedoria, elevando-a acima dos valores mais apre­ciados neste mundo.
3. A Sabedoria na História de Israel (10,1-19,22): descreve-se a pre­sença e a atividade da sabedoria em toda a História do povo de Israel com espe­­cial incidência sobre o Êxodo (11,1-19,17), em forma de midrash e de con­tras­tes, que caracterizam o estilo desta terceira parte (11,4-15,19; 16,1-4.5-14.15-29; 17,1-18,4; 18,5-25; 19,1-21). Mas o autor também mani­festa conhe­cimentos profundos de outros livros: Génesis, Provérbios, Ben Sira e Isaías. Merece um relevo especial a brilhante polémica contra a idolatria.[6]

7.9. Sirácida

            Sirácida ou Eclesiástico é o único livro do Antigo Testamento que traz o nome do autor: Jesus Bem Sirac. O texto foi escrito em 180 antes de Cristo. O livro contém duas partes, sendo que a primeira tem um estilo sapiencial à semelhança de Provérbios (1-13 e 24-50), e a segunda reflete sobre a obra de Deus na história (42, 15-50, 29).
            Sirácida assim como Jó e Eclesiastes representa uma evolução do pensamento judaico. Eles creem na retribuição, no sentido trágico da morte, mas não sabe com Deus retribuirá aos atos de cada pessoa.  O seu tema principal é a Sabedoria como dom de Deus. Quem teme a Deus, ele concede a sua sabedoria.


[1]VON RAD, Gerhard. Teologia delAntiguo Testamento I, p. 405.
[2]MERRILL, 2009, p. 575-576.
[3] LÍNDEZ, José Vílchez. Sabedoria e sábios em Israel. São Paulo: Loyola, 1999, p. 24.
[4] ONELLA, Edneia Martins. Jó 14,13-17: significado teológico em seu contexto histórico-social. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio, 2013, p. 19.
[5] ONELLA, 2013, p. 21.

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