Social Icons

sábado, 5 de setembro de 2009

2º Encontro - Introdução ao Cristianismo


1. Definição

O Cristianismo (do grego Christós "Ungido") é uma religião monoteísta[1] centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor e se dá pela adesão pessoal a Jesus. Na Igreja primitiva, era chamado simplesmente de “O Caminho”. Entende-se como cristianismo um movimento muito maior do que igrejas, é uma cultura e um modo de vida.

1. Palestina: berço da nova religião

1.1. Situação histórica

O cristianismo é uma religião que surgiu no século I depois de Cristo. O seu berço é a Palestina, na época uma província do Império Romano desde o ano 63 antes de Cristo. Os romanos dominaram a região que a transformaram numa “colônia” romana. Os judeus tinham de pagar impostos ao Império. A situação se estendeu até o século VII, quando veio a dominação árabe. Os judeus possuíam uma cultura patriarcal, ou seja, o pai/homem era o centro da família. Eles estimavam muito a religião, por isso religião/política se equivaliam. A sociedade estava divida em grupos: Fariseus, saduceus, zelotas e essênios. O cristianismo primitivo foi considerado mais uma seita.


64 a. C. – Os romanos tomam a Palestina.

6 d. C. – Nasceu Yeshua, filho de Yosef e Myriam.

27- Yeshua inicia a sua pregação e forma discípulos.

29 – Yeshua é morto, ressuscita e é reconhecido como o Messias.

30 – Inicia-se a Igreja de Jerusalém.

44- Paulo se torna um grande divulgador do cristianismo.

70 – Jerusalém é destruída, o cristianismo se separa do judaísmo.

112 – Início das perseguições aos cristãos.

325 – Niceia define a doutrina cristã.

313 – O imperador Constantino dá liberdade aos cristãos.

1.2. Situação geográfica

A Palestina antiga se situava onde hoje é o Oriente Médio. O território abrigava em torno de 3 milhões de habitantes. A língua falada era o aramaico. Havia duas estações: um verão seco e castigante e um inverno com chuvas ou neve por tempo prolongado. A região possui desertos e vales férteis ao longo do rio Jordão. Havia o Lago de Genesaré e o Mar Morto. Nas margens do Jordão formavam-se muitas áreas férteis, banhadas pelas cascatas e riachos que desciam dos morros, alimentando o Rio Jordão e irrigando as planícies cobertas de trigo, cevada e milho.

O território entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo, chamava-se Cisjordânia e continha as províncias importantes da Galiléia ao norte, da Samaria ao centro e da Judéia ao sul. O território do outro lado do Rio Jordão, chamava-se Transjordânia, e continha várias províncias, entre as quais Peréia e Decápolis.


[1] Monoteísmo é uma religião que admite um Deus só. O politeísmo admite a existência de vários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário