Social Icons

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Suplemento da Aula 05 - Estudo Teológico


O CASO DOS IRMÃOS DE JESUS:
ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS

1. Os dados dos evangelhos canônicos

Mc 6, 3 trata Tiago, Joset, Judas e Simão como irmãos de Jesus. Neste mesmo versículo fala também de suas irmãs sem nomeá-las. Vamos levantar os dados:
TIAGO - Em Mt 10, 2-3, há uma informação de que havia dois Tiagos: Tiago, filho de Zebedeu e Tiago, filho de Alfeu. Esta informação impede que eles sejam filhos de José. Mt 27, 56, diz que José e Tiago são filhos de Maria. Se nenhum dos Tiagos é filho de José, neste caso irmão sendo utilizado em outro sentido. E Maria neste caso também, é outra pessoa. Jo 19, 25 informa que aos pés da cruz havia três Marias, a mãe de Jesus, Maria de Mágdala e a mulher de Cléofas.[1] Então, a esposa de Cléofas se chamava Maria. Portanto, Tiago e José são filhos de Cléofas e de Maria. Além disso, a expressão “a irmão de sua mãe, Maria mulher de Cléofas” pode indicar que ela era tia de Jesus.
JOSÉ – também chamado de Joset. Era filho de Maria e de Cléofas e irmão de Tiago. Segundo Hegesipo, Maria, mãe de Jesus, e Maria de Cléofas eram cunhadas. Uma das razões é que comumente um judeu não colocaria duas filhas com nomes iguais (Eusébio, História Eclesiástica, Lv III, XI,1). Cléofas seria irmão de José, pai de Jesus.
JUDAS – Na Epístola de Judas 1,1, ele se apresenta dizendo que era irmão de Tiago.
SIMÃO – é difícil estabelecer uma relação. Mas alguns sugerem que ele também era filho de Cléofas (posição do acadêmico dos Estados Unidos, James Tabor). Esta informação foi transmitida pelo historiador Hegesipo.

2. A explicação do Protoevangelho de Tiago (segunda metade do século 2º)

O Protoevangelho de Tiago defende que José era viúvo e os irmãos de Jesus eram filhos somente de José.

3. A posição da Igreja Primitiva

A virgindade perpétua de Maria é uma crença antiga. Eusébio de Cesareia e Epifânio de Salamina acreditavam também que os irmãos de Jesus eram filhos do primeiro casamento de José. Jerônimo discordava desta posição e considerava que os irmãos eram primos de Jesus.
As duas posições foram utilizadas na antiguidade para harmonizar os termos do Novo Testamento com a crença na virgindade perpétua. O fato de nenhum texto dizer explicitamente que os irmãos de Jesus eram, de fato, filhos de Maria, permite as duas interpretações “primos” ou “meio-irmãos”.


[1] O nome de Clopas varia como Cléofas e Alfeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário