LITERATURA DO ANTIGO TESTAMENTO
Nesta
seção, iremos estudar a literatura do Antigo Testamento seguindo esta organização:
1. Pentateuco (Obras javista, eloísta, deuteronomista e sacerdotal), 2. Obra
histórica deuteronomista, 3. Obra histórica cronista, 4. Obra histórica
macabaica, 5. Romances Hebraicos, 6. Poesia hebraica, 7. Literatura profética,
8. Literatura sapiencial e 9. Literatura apocalíptica.
1.
PENTATEUCO: A PRIMEIRA SEÇÃO DA BÍBLIA HEBRAICA
1. 1. Introdução
Quando
falamos de Pentateuco (“cinco rolos”), estamos no referindo aos cinco primeiros
livros da Bíblia Hebraica. São eles Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio (GELNUD). Desde o começo da era cristã, o
Pentateuco foi atribuído a Moisés. Mas seu o estilo variado, a repetição de
informações e a desorganização no relato apontam para uma obra de vários
autores. A crítica elaborou uma hipótese de que o Pentateuco seria uma compilação
de quatro documentos dentro de um período de 400 anos.
A
distinção de fontes nesses textos foi feita a partir dos diferentes nomes que
são dados a Deus: Elohim e Yahweh.Welhausen e Graf elaboraram uma
hipótese considerando que o Pentateuco possui quatro fontes: Fonte javista (J),
fonte eloísta (E), fonte deuteronomista (D) e fonte sacerdotal (P). A fonte J trata Deus pelo nome de Yahweh e inclui o Gn2, 4b, os mitos de
origens, a história dos patriarcas até a preparação para a entrada em Canaã.
Este documento teria sido escrito no século IX em Judá.[1]
A
fonte E chama Deus de Elohim, narra a
história dos patriarcas sem a introdução dos mitos de origem e o primeiro texto
é Gn 15. O documento teria sido escrito em Israel. Entre 700 e 650 antes de
Cristo, um autor teria juntado estes dois textos J e E. A fonte D se limita ao Deuteronômio e teria
sido escrita em 622 antes de Cristo. Depois do exílio, por volta de 500, foi
acrescentado o último documento que é o Código Sacerdotal (P). Este documento
inclui Gn 1,1 e teria sido fonte para partes de Gênesis, Êxodo, Números e o
Levítico quase inteiro. O assunto do documento P é sacerdotal e envolve
genealogias e dados cronológicos.[2]
Portanto,
o Pentateuco é o resultado de um processo composicional de quatro autorias
diferentes atuando dentro de um espaço de tempo do século IX ao VI antes de
Cristo. O Pentateuco é composto de vários gêneros literários como o
narrativo-mítico, o narrativo-histórico e o legislativo. A participação
sacerdotal é bastante influente. Os textos desta classe pretendem organizar o
culto ao deus Yahweh através de
normas.
1.
2. Gênesis
O
livro de Gênesis pode ser subdividido em duas partes:Os capítulos de 1-11 contêm
os mitos de origens e 12-50, a história dos primeiros patriarcas. As duas
partes podem se desmembradas nos seguintes trechos: 1º A criação do mundo (Gn1,
2); 2º o pecado da humanidade (Gn3, 4); 3º Noé e o dilúvio (Gn 5-9) e 4º a
formação das nações e das línguas (Gn 10, 11) e 5º Abraão e a formação do povo
de Deus (Gn 12-38),6º Jacó (25-36), 7º José, o povo de Deus a caminho do Egito
(Gn 39-50). De modo geral, o Gênesis apresenta a história das origens do mundo
e dos primeiros patriarcas do povo hebreu.
O
marcador literário da estrutura do livro do Gênesis são as toledôt (2, 4; 5, 1;1 2 6, 9; 10, 1;
11, 10; 11, 27; 25, 12;
25, 19; 36, 1; 36, 9;
37, 2). Elas servem de condução
para introduzir um novo assunto. Geralmente, as novas seções abrem com uma
figura heroica e seus descendentes. As fórmulas toledôtpertencem à fonte P (sacerdotal). Elas podem abrir uma lista
genealógica ou uma narrativa.
1ª
parte – História primitiva. O mito é o gênero
literário predominante dos 11 primeiros capítulos do Gênesis. Os mitos são
narrativas que procuram explicar a origem de “determinadas experiências” de
“fenômenos existenciais” recorrendo à intervenção de uma figura divina. São
acontecimentos únicos. Os mitos do Gênesis são 1º Mito da criação do céu e da
terra (Gn1); 2º Mito da criação do homem (Gn 2); 3º Mito do paraíso terrestre
(Gn 3); 4º Mito dos nephilîm (Gn 6);
5º Mito do dilúvio (Gn 7-9) e 6º Mito de Babel (Gn 11).
Há
duas narrativas da criação. A primeira é uma cosmogonia porque prioriza a
criação do mundo e dos seres que o povoam (Gn1, 1-2. 4a). A segunda é uma
antropogonia porque seu foco é o surgimento do homem. Os mitos do Antigo
Testamento vieram da influência da Mesopotâmia e de Canaã. A epopeia babilônica
de Atrahásis apresenta uma narração de fatos desde a criação até o dilúvio.
O
dilúvio é um mito que apresenta grandes semelhanças com a narrativa sobre Atahásis.
A humanidade cresceu e os trabalhadores estavam incomodando os anciãos. Depois
de várias pragas, os deuses decidiram mandar um dilúvio para matar os homens.
Mas a deusa Ea avisou a Atahásis para construir um barco para se proteger. Para
controlar o crescimento da humanidade, os deuses decidiram fazer algumas
mulheres inférteis, mandaram dragões para matar bebês e outras mulheres foram
tomadas como sacerdotisas celibatárias. [3]
A
segunda narrativa semelhante é a de Gilgamesh. Nesta história, a deusa Ea avisa
Utpanishtim sobre o dilúvio. Este constrói a barca e recolhe espécimes de seres
vivos. A inundação durou por seis dias e sete noites. Depois do dilúvio,
Utpanishtim oferece um sacrifício aos deuses. Os deuses zangados pela tentativa
frustrada de destruir a humanidade, reconhecem a sabedoria de Utpanishtim e
fazem dele e de sua mulher imortais.
Os
mitos procuram explicar a origem do mundo e da espécie humana, de como mal
começa nas sociedades primitivas e de como Deus tentou destruir o mal punindo a
humanidade com o dilúvio. Estes textos são apresentados pelos autores como
história, porém, são narrativas populares de um passado remotíssimo que são
reaproveitados dentro da tradição de culto ao deus Yahweh.
2ª
parte – História dos Primeiros Patriarcas.Yahweh
chama Abraão e lhe promete uma grande descendência numerosa. Ele sai de sua
terra e vai para Canaã (Gn 12, 1-4). Toda a história de Abraão se desenvolve em
torno de uma promessa (Gn 15, 1).Yahweh faz uma aliança com Abraão e lhe
promete uma porção de terras desde o Rio Nilo até o Rio Eufrates (Gn 15,
17-21). A promessa da descendência começou com uma história de esterilidade,
Abraão tem Ismael com sua escrava Agar (Gn 16, 15). Para selar a aliança, El
Shaddai prescreve a circuncisão (Gn 17, 11). Depois disso, Yahweh reforça a
promessa e Sara tem seu filho Isaac na velhice (Gn 21, 1-7).
A
aliança de Abraão continua com seu filho Isaac (toledôt de Gn 25, 19). Rebeca, esposa de Isaac também era estéril e
teve os gêmeos Esaú e Jacó (Gn 25, 24-28). Jacó roubou a primogenitura de seu
irmão (Gn 27, 1-45). A descendência de Jacó continua através de seus filhos,
mas, principalmente, através de José, filho de Raquel (Gn 30, 22). Jacó se
converte em Israel (Gn 32, 23-33).
A
última parte do Gênesis começa com a toledôt
de Gn 37. José era o filho preferido de Jacó, seus irmãos tinham ciúmes (Gn 35,
3-4). Os irmãos resolvem vender José para os ismaelitas (Gn 37, 26). Estes, por
sua vez, o venderam para um eunuco do faraó no Egito (Gn 37, 36). Em tempo de
uma grande seca, José leva sua família de Canaã para o Egito (Gn 46, 1). A
história termina com as Jacó abençoando seus filhos (Gn 49). Jacó teve doze
filhos que se tornaram chefes das doze tribos de Israel. Jacó e José morreram
no Egito e suas descendências permaneceram lá (Gn 49, 33; 50, 22.26).
1.
3. Êxodo
O
Êxodo se estrutura em torno dos seguintes temas: Moisés (1-6), as pragas, a páscoa
e o êxodo (7.1- 15.21), as provações no deserto (15.22-18.27), A Lei e a
Aliança (19-24), tabernáculo, o bezerro de ouro e a renovação da Aliança (25-40).
1ª
parte – a libertação do Egito (Ex 1-15).Os israelitas se
tornaram numerosos no Egito (Ex1, 1-7). O novo faraó sente-se incomodado com a
presença deles e planeja um modo de controle populacional (Ex1, 8-22). Yahweh
se compadeceu da escravidão dos israelitas e aparece a Moisés (Ex3, 1-6),
ordena-lhe que tire o seu povo do Egito (Ex3, 7-11). Moisés pede a saída do
povo, mas o faraó não consente. Várias pragas caem sobre os egípcios (Gn7,
8-29; 11). Finalmente, Moisés retira o povo do Egito (Ex 14, 15-30). Este
episódio torna-se fundante da fé javista.
2ª
parte – caminhada pelo deserto (Ex 16-18).Moisés
parte com o povo para o deserto. Ao reclamar de fome, Yahweh manda o maná, as
codornizes e água na rocha (16-17). Moisés institui o sistema de organização de
juízes (18, 13-27).
3ª
parte – Código da Aliança no Sinai (Ex 19-40). Yahweh
escolhe a nuvem escura para se comunicar com Moisés e ele se manifesta ao povo
de Israel (19). Deus pronuncia o decálogo e um código de sua aliança com o
povo. O código inclui leis do culto (20, 22-26), dos escravos (21, 1-11), sobre
violência e homicídios (21, 12-36), roubos e indenizações (22, 1-16), deveres
com os inimigos (23, 1-9) e festas religiosas (23, 10-19). As prescrições do
santuário vão do 25-32, da construção do santuário (35-40).
1.
4. Levítico
O
Levítico envolve os assuntos: Sistema de sacrifícios (1-7), a ordenação sacerdotal
(8-10), puro e impuro (11-15), Dia da Expiação (16), um manifesto de santidade
(17-27).
1ª
parte – ritual dos sacrifícios (Lv 1-7). São prescrições
de como deveriam ser os sacrifícios e as oblações. Há prescrição de sacrifícios
para reparação dos pecados.
2ª
parte – A investidura dos sacerdotes (Lv 8-10).Moisés
consagrou o santuário/habitação e ungiu Aarã e seus filhos (Nm8). A função e os
cuidados dos sacerdotes também são comunicados.
3ª
parte – Regras do puro e do impuro (Lv 11-16).
Trata-se de um código sanitário religioso. Prescreve cuidados com a saúde
envolvendo a alimentação,a Lei de Moisés separa os animais dos quais se pode comer
a carne daqueles proibidos. (Nm 11) e as
doenças (Nm 13-14), impurezas sexuais (Nm 15).
4ª
parte – Código da santidade (Lv 17-27). É um código de
ética que envolve as proibições sexuais (Nm 18), as prescrições sobre
convivência social (Nm 19). Envolve a partilha com os pobres (19, 9-10), o
respeito com as pessoas com deficiência (19, 14), respeito com os idosos (19,
32), a acolhida do estrangeiro (Nm 19, 33), justiça nos negócios (19 35). Há um
código de comportamento familiar em (20, 8-21). Seguem normas para os
sacerdotes (21-25,22). Existe uma lei da propriedade, da seguridade social (25,
23), incluindo a proibição de escravizar um israelita (25, 44-46).
1.
5. Números
São
temas do livro de Números: Preparações para a partida do Sinai, (1.1-10.10), do
Sinai a Cades (10.11-20.21), de Cades a Moabe (20.22-36.13). Este livro é
aberto com uma ordem de Moisés para recensear os israelitas.
1ª
parte – Recenseamento (Nm 1-4). O censo é realizado
com base nas tribos. O sistema tribal é a primeira forma de organização do
antigo Israel. Cada tribo era atribuída a um dos filhos de Jacó. A tribo de
Levi foi consagrada para exercer o sacerdócio (Nm2, 1-4).
2ª
parte – Leis (Nm 5-7). Esta seção inclui leis de autoria
sacerdotal sobre a pureza. Em 6, 22, há uma importante fórmula de bênção
dirigida a Aarão.
3ª
parte – Oferendas e consagração dos levitas (Nm 7-8). É um texto sacerdotal que narra as oferendas
dos chefes das tribos, a purificação e o serviço dos levitas.
4ª
parte – A Páscoa (Nm 9-). Moisés ordena que os
israelitas celebrem a data da Páscoa, os israelitas partem do deserto do Sinai
(Nm 10, 11-12).
5ª
parte – Etapas no deserto (Nm 11-14). Os israelitas
reclamam da situação penosa da vida no deserto (Nm 11-12), os enviados de
Moisés fazem o reconhecimento da terra de Canaã.
6ª
parte – Os sacrifícios e os poderes dos levitas (Nm 15-19).Yahweh
prescreve oblações e tributos aos israelitas quando entrarem na terra
prometida. Alguns se rebelam contra Moisés e são castigados (Nm 16). O capítulo
18 inclui o estatuto dos sacerdotes, fala sobre dízimos.
7ª
parte – De Cades a Moabe (Nm 20-25). Moisés retira água do
rochedo em Meriba, ele faz contato com o rei de Edom. Começam as conquistas de Horma
e da Transjordânia. A jumenta de Balaão (Nm 22, 22-35)[4].
Os israelitas praticam idolatria em Moab.
8ª
parte – Novas disposições (Nm 26-30). Um novo
recenseamento das tribos é feito na estepe de Moab. No capítulo 27, surge uma
nova liderança, Josué. A partir do 28,
há prescrições de sacrifícios e oferendas e das festas judaicas (Ázimos,
Aclamações, Expiação e Tendas).
9ª
parte – Partilha de guerra. Moisés ordena uma
guerra contra os madianitas e divide os despojos com a comunidade.
1.
6. Deuteronômio
No
Deuteronômio, temos a seguinte estrutura: Lembrar o passado (1.1-4.40), seja cauteloso
no futuro (4.41-11.32), as Leis de Deuteronômio (12-26), bênçãos e maldições
(27-30) e a despedida de Moisés (31-34).
1ª
parte – Discurso introdutório (Dt 1-11). A primeira
seção inclui dois discursos de Moisés. Inicia-se uma série de conquistas como
de Seon, de Og e a partilha da Transjordância, na expectativa de conquistar o
outro lado do Jordão. Dt5 contém um decálogo apresentado como Lei de Moisés.
2ª
parte – Código Deuteronômio (Dt 12-26). O trecho de
12-26 inclui estatutos e normas da aliança de Yahweh. Há uma preocupação com a
prevenção da idolatria, prevenção contra intérpretes de sonhos e a incisão por
causa dos mortos (Nm 12-14).
3ª
parte – Discurso conclusivo (Dt 27). Depois de recomendar
leis e as bênçãos prometidas, a partir do 31, o livro narra os últimos atos de
Moisés e de sua morte. Moisés morreu em Moab e ainda não se cumpriu a promessa
da terra prometida (Dt 34). A partir daí, Josué conduzirá o povo (Dt 34, 9).
1.
7. Considerações finais
O Pentateuco é um conjunto de
documento que narra a história da formação do povo israelita e da origem do
culto a Yahweh. Juntamente com a história religiosa, as narrativas procuram
reconstruir as primeiras lideranças (patriarcas e juízes) e as primeiras
organizações sociais (sistema tribal). Além do sistema religioso, os documentos
contêm as leis sociais e políticas do antigo Israel. Por trás da tradição da
fonte P, há a casta sacerdotal que procura legitimar o seu poder de mediação do
divino.
Referências
EMSLIE, Robert Sean. A Great Flood: Atrahasis, Gilgamesh, and Genesis.
HAMILTON,
Victor. Manual do Pentateuco. Rio de
Janeiro: CPAD, 2007.
KING, Greg. A
Hipótese Documentária. Revista Teológica
do SALT-IAENE, v. 4, n. 2, 2000, p. 29-36.
[1] KING, Greg. A Hipótese
Documentária. Revista Teológica do
SALT-IAENE, v. 4, n. 2, 2000, p. 29-36.
[3]EMSLIE,
Robert Sean. A Great Flood: Atrahasis, Gilgamesh, and Genesis.
[4]Na tradição javista, os animais
são apresentados como falantes. Veja Gn3, 1s.
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