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domingo, 8 de setembro de 2019

9º - Apocalíptica Judaica


LITERATURA APOCALÍPTICA: DANIEL

9.1. Introdução

Ainda que existam poucos livros apocalípticos na Bíblia, este tipo de texto era muito comum entre os judeus antigos. Além de Daniel e do Apocalipse de João, o livro de Enoque I é um apocalipse apócrifo bastante conhecido. Ele foi escrito entre 170 e 64 antes de Cristo. Algumas reminiscências deste livro aparecem na Epístola de Judas (13-15). As influências apocalípticas estão também em Mateus 24-25 no discurso escatológico de Jesus.
O gênero apocalíptico é um tipo de literatura revelativa dentro de um formato narrativo no qual um anjo comunica ao ser humano informações inacessíveis. Essas informações têm a ver com a salvação nos fins dos tempos e com a realidade do mundo sobrenatural.[1]De modo geral, as características de um apocalipse são narrativas de visões e de viagens celestiais que revelam a descrição de lugares extramundanos e do destino da humanidade ou de um povo. São textos repletos de simbolismos.A literatura apocalíptica tem conexão com o profetismo, com a sabedoria e com a escatologia.
As narrativas apocalípticas começam por visões e sonhos. Daniel tem um sonho com quatro feras (Dn7, 1-8). João tem uma visão e recebe um convite para subir até os céus (Ap 4, 1-2). Enoque teve uma visão do céu e falou com Deus (En 1, 2). Em seguida, há uma descrição de anjos, criaturas estranhas, trovões, relâmpagos e destruição. São textos que refletem uma situação de sofrimento do povo de Israel. Apesar das imagens desoladoras, eles apontam para uma esperança da parte de Deus.
Há um pequeno apocalipse em Isaías 24 a 27 que descreve a devastação que Yahweh fará da terra. Os elementos apocalípticos se misturam com a tradição profética.

9.2. Daniel

Daniel foi levado para o exílio da Babilônia e lá viveu no palácio de Nabucodonosor. Mas as profecias contidas neste livro envolvem vários períodos da história.  A fase final de Daniel trata do período do helenismo. Ele está dividido em duas partes: Uma parte histórica e uma parte profética.
Daniel pode ser dividido da seguinte forma: 1. Os jovens hebreus na corte de Nabucodonosor (Dn 1), 2. O sonho de Nabucodonosor: a estátua compósita (Dn 2). 3. Adoração da estátua de ouro (Dn 3, 1-30). 4. O sonho premonitório e a loucura de Nabucodonosor (Dn 3, 31-34). 5. O festim de Baltazar (Dn 5-6). 6. Daniel na cova dos leões (6, 2). 7. Sonho de Daniel: as quatro feras (Dn 7). 8. Visão de Daniel: o carneiro e o bode (Dn 8). 9. A profecia das setenta semanas (Dn 9). 10. A grande visão (Dn 10-12). 11. Susana e o julgamento de Daniel (Dn 13). 12. Bel e o drgão (Dn 14).



[1] TAYLOR, Richard A. Interpreting Apocalyptic Literature: An Exegetical Handbook. Grand Rapids: Kregel Academic, 2016, p. 36.

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