LITERATURA
APOCALÍPTICA: DANIEL
9.1.
Introdução
Ainda
que existam poucos livros apocalípticos na Bíblia, este tipo de texto era muito
comum entre os judeus antigos. Além de Daniel e do Apocalipse de João, o livro
de Enoque I é um apocalipse apócrifo bastante conhecido. Ele foi escrito entre
170 e 64 antes de Cristo. Algumas reminiscências deste livro aparecem na
Epístola de Judas (13-15). As influências apocalípticas estão também em Mateus
24-25 no discurso escatológico de Jesus.
O
gênero apocalíptico é um tipo de literatura revelativa dentro de um formato
narrativo no qual um anjo comunica ao ser humano informações inacessíveis.
Essas informações têm a ver com a salvação nos fins dos tempos e com a
realidade do mundo sobrenatural.[1]De
modo geral, as características de um apocalipse são narrativas de visões e de
viagens celestiais que revelam a descrição de lugares extramundanos e do destino
da humanidade ou de um povo. São textos repletos de simbolismos.A literatura
apocalíptica tem conexão com o profetismo, com a sabedoria e com a escatologia.
As
narrativas apocalípticas começam por visões e sonhos. Daniel tem um sonho com
quatro feras (Dn7, 1-8). João tem uma visão e recebe um convite para subir até
os céus (Ap 4, 1-2). Enoque teve uma visão do céu e falou com Deus (En 1, 2).
Em seguida, há uma descrição de anjos, criaturas estranhas, trovões, relâmpagos
e destruição. São textos que refletem uma situação de sofrimento do povo de
Israel. Apesar das imagens desoladoras, eles apontam para uma esperança da
parte de Deus.
Há
um pequeno apocalipse em Isaías 24 a 27 que descreve a devastação que Yahweh
fará da terra. Os elementos apocalípticos se misturam com a tradição profética.
9.2.
Daniel
Daniel
foi levado para o exílio da Babilônia e lá viveu no palácio de Nabucodonosor. Mas as profecias contidas neste livro envolvem vários períodos da história. A fase final de Daniel trata do período do helenismo. Ele está dividido
em duas partes: Uma parte histórica e uma parte profética.
Daniel
pode ser dividido da seguinte forma: 1. Os jovens hebreus na corte de
Nabucodonosor (Dn 1), 2. O sonho de Nabucodonosor: a estátua compósita (Dn 2).
3. Adoração da estátua de ouro (Dn 3, 1-30). 4. O sonho premonitório e a loucura
de Nabucodonosor (Dn 3, 31-34). 5. O festim de Baltazar (Dn 5-6). 6. Daniel na
cova dos leões (6, 2). 7. Sonho de Daniel: as quatro feras (Dn 7). 8. Visão de
Daniel: o carneiro e o bode (Dn 8). 9. A profecia das setenta semanas (Dn 9).
10. A grande visão (Dn 10-12). 11. Susana e o julgamento de Daniel (Dn 13). 12.
Bel e o drgão (Dn 14).
[1]
TAYLOR, Richard A. Interpreting
Apocalyptic Literature: An Exegetical Handbook. Grand Rapids: Kregel
Academic, 2016, p. 36.
Nenhum comentário:
Postar um comentário