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terça-feira, 23 de julho de 2019

Aulas 03 e 04 - Estudo Teológico


RESUMO DE “INTRODUÇÃO À APOLOGÉTICA”
Introdução aos Estudos da Teologia

I – Pressupostos para a apologética

1. A Apologética: é um exercício teológico de defesa da fé. São um conjunto de explicações, fundamentações e provas para defender pontos de fé conflituosos da crítica externa à Igreja Católica.
2. Na primeira metade do século XX, a apologética católica entrou em muitas polêmicas com grupos protestantes. A medida era sempre de debates agressivos.
3. A partir do Concílio Vaticano II, a adesão a ecumenismo levou os padres católicos a utilizarem uma apologética mais bíblica e dialógica.
4. A motivação bíblica da apologética é “santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razões da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede” (1 Pd 3, 3).
5. Uma boa apologética deve ser crítica, dialógica e respeitosa porque o princípio da caridade está acima de qualquer divergência de dogmas (Jo 17, 21).

II – Qual é a fé comum dos cristãos?

6. O catolicismo faz derivar de seus dogmas do Novo Testamento e da Tradição Apostólica reafirmada pelos concílios e sempre interpretada pelo Magistério.
7. Antes de falar em apologética é importante conhecer a História dos Dogmas, de como eles foram formados na Igreja Primitiva.
8. O consensus pátruum e autoridade dos setes primeiros concílios são fundamentais para compreender como o Novo Testamento e a Tradição Apostólica são frutos de uma mesma tradição.
9. O testemunho mais antigo do essencial da fé cristã são os símbolos. Eles são síntese de confissão pública da fé.
10. A obra Epístola dos Apóstolos é um documento de 160-170 depois de Cristo e contém cinco artigos de fé: a) Pai criador do universo; b) Jesus Cristo como salvador; c) Espírito Santo como defensor; d) fé na Santa Igreja; e) a remissão dos pecados.
11. No contexto apologético, usa-se Igreja Católica como oposição à Igreja Protestante, mas a expressão Igreja Católica e Apostólica aparecerá no cristianismo antigo e não possui o exato sentido que atribuímos hoje.
12. A Igreja Católica e Apostólica era uma pluralidade de igrejas locais fundadas a partir da tradição de algum apóstolo, as mais influentes eram: Igreja de Roma, Igreja de Antioquia, Igreja de Constantinopla, Igreja de Jerusalém e Igreja de Alexandria.
13.Em síntese, de 160 até final do século IV, temos dezenas de símbolos que proclama a fé básica dos cristãos: Fé na Trindade, na maternidade virginal de Maria, na morte e ressurreição de Jesus, no julgamento final, na Igreja Católica e Apostólica, na remissão dos pecados e na ressurreição da carne.
14. A maioria das Igrejas Antigas confessa e reconhece esses dogmas porque eles foram herdados dos primeiros pais. Esta é a fé ortodoxa e ecumênica.

III – Os dogmas antigos rejeitados pela Reforma

15. A definição do cânone: O consenso sobre o número de livros inspirados tem seu marco no ano 397 no 3º Sínodo de Cartago. Por definição, eles adotaram o cânone mais amplo que remonta à edição da Septuaginta (século III a. C.).
16. A decisão sobre o cânone é histórica e cultural mesmo o princípio da parcimônia da Sola Scriptura não pode resolvê-lo porque é um fator exterior ao texto bíblico.
17. Definição dos sacramentos: o Batismo (Mt 28, 18-20 Mt 3,13-17; 28, 19-20; Jo 3, 1-8; At 8,36-37; Rm 6,3-11; Gl 3,26-27) e a Eucaristia (Jo 6,22-71; Mt 26, 26-28; Mc 14, 22-25; Lc 22, 19-20; I Cor 11,23-25) são os únicos sacramentos unanimemente aceitos por todas as igrejas. Mas a Igreja Católica sempre conservou os demais sacramentos. A confissão é fundamentada em Jo 20, 21-23 e Mt 16, 18-19. A confirmação está em At2,1-11; 8,14-17;19,1-7. A unção dos enfermos em Mc 6,13; Tg 5,14-15. O matrimônio em Mt 29,4; Ef 5,21-31; I Cor 7,1-7, I cor 13, Cl 3,18ss; Ef 6,1.
18. Em 1547, na 7ª sessão do Concílio de Trento, os bispos proclamaram publicamente a existência dos sete sacramentos por causa do clima de contestação do protestantismo, mas já eram praticados desde a antiguidade.
19. A Igreja acreditou desde o começo de que o pão e o vinho são o corpo e sangue de Jesus (Jesus pediu que fizesse uma ceia em recordação dele. E tomou o pão e o vinho como seu corpo e seu sangue (Mt 26, 26-28). A partir de então, os cristãos se fizeram isto em recordação do Senhor (1 Cor 11, 23-26).
20. A doutrina da transubstanciação é a explicação de que na eucaristia acontece esta transformação do pão e do vinho em corpo de Jesus. É a crença que as espécies mudam substancialmente no corpo de Jesus (linguagem filosófica).
21. A doutrina da consubstanciação: é a explicação de Jesus está presente com o pão e o vinho durante a ceia eucarística (posição dos luteranos).
22. A doutrina da ceia como memorial: é a explicação de que a ceia é memória e símbolo da presença de Jesus e não transformação material do pão em Jesus (posição das demais igrejas protestantes).
23. Desdobramento da doutrina da transubstanciação: A partir da fé na transubstanciação, desenvolveu-se a) o culto eucarístico com a adoração ao Santíssimo; b) e a Missa como sacrifício de Cristo.
23. A confissão e a penitência estiverem presentes na prática da Igreja desde o início. Inicialmente, a confissão era pública, tornou-se auricular obrigatória a partir do Concílio de Latrão IV (1215) por razões pastorais.
24. A ordem possui três graus: o diaconato, o presbiterato e o episcopado. Os diversos nomes que se dão a estes ministérios são costumes culturais (padre, dom, arcebispo, frei, monsenhor etc.)
25. O papa é o bispo de Roma: Ele é considerado um ponto de unidade entre as diversas igrejas locais (primus inter pares). Sua autoridade é exercida em nome da comunhão dos bispos.
26. O primado de Pedro: Os bispos sucessores de Pedro em Roma são considerados o “primus” por causa da escolha que Jesus fez de Pedro em Mt 16, 18. Pedro foi bispo de Roma durante 25 anos (testemunho de Eusébio).
 18/07/2019

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