A
TRADIÇÃO CATÓLICA DOS SACRAMENTAIS
Além dos sacramentos, a
tradição católica mantém os sacramentais. São sinais sagrados que santificam as
circunstâncias do cotidiano. Eles são objetos como rosários, medalhas, escapulários,
água benta, bênçãos sobre pessoas e lugares e consagração de pessoas e de
lugares.
O uso dos sacramentais
precisa ser bem definido. Eles não são objetos e nem ações mágicas, não contém
poder em si mesmo. São apenas sinais para exteriorizar a fé na ação de Deus. Se
se extrapola o limite entre sinais e o próprio poder divino cai-se em heresia.
A tradição católica
justifica o uso dos sacramentais a partir de uma transferência de sentido de
textos do Antigo Testamento como: a) Uso de óleo – Ex 30, 26-30; b) de túnicas –
Ex 28,40; c) de candelabros – Ex 27, 20; d) de incenso – Ex 30, 34 e c) de água
– Ex 30,17.
Um dos sacramentais
mais populares do catolicismo é o rosário. A história do rosário está ligada a
Domingo de Gusmão (1170-1221). Segundo uma lenda, Nossa Senhora lhe recomendou
a recitação do rosário para combater os hereges. A forma atual do rosário é um
desenvolvimento cultural dos séculos XIV e XV. Há outra explicação de quem o
rosário surgiu dos costumes dos monges analfabetos de recitarem 150 pais-nossos
como compensação da oração dos 150 salmos.
De fato, o rosário não
é bíblico. É uma tradição eclesial católica que recitam verdades bíblicas: Pai
nosso (Mt 6, 9-13), Ave-Marias (Lc 1, 28; Lc 1, 42 mais uma invocação eclesial
a partir do dogma do Concílio de Éfeso), o Credo é uma profissão de fé que
remonta provavelmente ao tempo dos apóstolos) e os mistérios são recordação de
eventos da vida de Jesus.
Portanto, uma reflexão
teológica sobre o rosário precisa frisar alguns pontos: a) O rosário só tem
sentido se for cristocêntrico; b) o rosário não é uma oração mágica que promete
benefícios especiais que nenhum sacramento dá; c) não há nenhuma revelação
privada que ponha o rosário acima de qualquer sacramento.
O problema que pode existir
com o rosário dependerá de cada fiel. E o mais grave é o desvio da centralidade
de Cristo. Quanto à repetição de orações como são as litanias, não é novidade
do catolicismo. O costume do judaísmo do templo está ligado à repetição dos
salmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário