Social Icons

terça-feira, 23 de julho de 2019

Suplemento da Aula 03 - Estudo Teológico

A divisão da administrativa dos ortodoxos.

O que os cristãos antigos entendiam por Igreja Católica Apostólica?

Os credos antigos trazem o artigo “et in sanctam unam catholicam Ecclesiam”, isto é, “[creio] na Santa Una Igreja Católica”. São formas de símbolos batismais que são versões do texto de Hipólito de Roma de 215, a Tradição Apostólica. Portanto, o que era a Igreja Católica e Apostólica?
O sentido contemporâneo do termo nos confunde porque depois da Reforma Protestante, a palavra ”católico” se usou em oposição “protestante”. Mas na antiguidade, a Igreja Católica era o conjunto de igrejas que se reunia em torno da tradição da pentarquia. A pentarquia é os cinco patriarcados mais importante do cristianismo antigo: Igreja de Roma, de Constantinopla, de  Antioquia, de Jerusalém e de Alexandria.
É católico no sentido de ser universal, aberta e que congrega a todos. É apostólica porque foram fundadas a partir da autoridade e do ensinamento dos apóstolos. Cada apóstolo foi fundador ou bispo de uma destas sedes: Roma – Pedro; Constantinopla – André; Antioquia – Paulo e Pedro; Alexandria – Marcos e Jerusalém – Tiago.
Os antigos entendiam que os bispos que sucederam os apóstolos são seus representantes até hoje. Portanto, são autoridades na transmissão da fé cristã. O papa Francisco é o sucessor de Pedro como bispo de Roma; Bartolomeu I é o sucessor de André como bispo de Constantinopla; Ignatius IV é o sucessor de Pedro e de Paulo como bispo da Antioquia; Petros IV é o sucessor de Marcos como bispo de Alexandria e Diodoros é o sucessor de Tiago como bispo de Jerusalém.
As igrejas da pentarquia tinha o bispo de Roma como o primus inter pares. Elaboraram os sete concílios ecumênicos e formaram a fé ortodoxa. Mas em 1054, houve a separação entre as igrejas do Oriente e as do Ocidente. Constantinopla se intitulou a sede das igrejas orientais (as ortodoxas).
Atualmente, o termo Igreja Católica Apostólica significa o conjunto das igrejas católica e ortodoxa. Por causa do Grande Cisma elas estão separadas porque não reconhece o papa como sinal de unidade dos cristãos. Em 1964, teve uma reaproximação entre o papa e o patriarca de Constantinopla com a extinção da excomunhão mútua entre elas. O termo católico inclui outras igrejas além da romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário