Social Icons

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Leitura Recomendada


O MÉTODO DO MOBON É TEMA DE DISCUSSÃO ACADÊMICA

Doutorando analisa a práxis comunicativa do movimento em artigo

O método de evangelização do Mobon influenciou o jeito de ser Igreja de gerações de uma imensa porção do Estado de Minas, chegando até mesmo a exercer influência em outras regiões do país. O doutorando Fabrício Roberto Costa Oliveira analisa este fato em artigo intitulado “O Concílio Vaticano II, o Mobon e as comunidades rurais: Um estudo sobre a práxis comunicativa entre missionários e grupos católicos leigos”, publicando no periódico “Religião e Sociedade”, Rio de Janeiro, 30(2): páginas 38-58, de 2010. Veja resumo do artigo:

“O Mobon é um movimento católico, formado sob a influência do Concílio Vaticano II (1962-1965), que teve atuação destacada em comunidades rurais da Zona da Zona da Mata Mineira. O ideal de maior corresponsabilidade entre o clero e os leigos ocupou lugar de relevo no movimento, que promoveu cursos para a organização de comunidades e lideranças leigas, com o objetivo de que essas se tornassem menos dependentes da atuação dos párocos locais. Nos cursos eram utilizadas metáforas e representações simbólicas do mundo rural com propósitos de promover uma maior compreensão, visando a maior participação leiga. O texto tem como propósito apresentar uma análise desse processo de atuação comunitária da Igreja Católica e do papel relevante adquirido pela práxis comunicativa no processo relacional entre missionários e grupos católicos leigos.”

 Saiba também de outras referências bibliográficas sobre o assunto utilizadas pelo autor:

ARAÚJO, Ricardo Torri. (1996), O Movimento da Boa Nova. Belo Horizonte: O Lutador.
BOTELHO, Demerval Alves. (1996), História dos Missionários Sacramentinos (1945-1994). Belo Horizonte: O Lutador.
REZENDE, João. (1997), “A linguagem de uma formação popular”. In: D. Ângelo (org.). Caderno de formação política. Belo Horizonte: O Lutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário