Social Icons

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi:

O MISTÉRIO DA EUCARISTIA E A SOLENIDADE
DE CORPUS CHRISTI


            A festa conhecida como Corpus Christi é nomeada liturgicamente como Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Neste ano, ocorre, hoje, no dia 23 de junho. A ocasião é celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade. A liturgia enfatiza neste dia o mistério da Eucaristia. Jesus fez de seu corpo e de seu sangue verdadeiramente comida e bebida para todos os homens e todas as mulheres.
            Já ocorre na quinta-feira da Semana Santa uma exaltação da Eucaristia. Porém, mais tarde a tradição litúrgica incorporou uma festa específica para tornar pública a confissão de fé no mistério da Eucaristia. A procissão tem o sentido de uma manifestação dessa fé perante toda a comunidade.
            No século XIII, a catequese sobre a Eucaristia andava um pouco a desejar. Os fiéis foram criando muito misticismo em torno do rito da Missa. Aos poucos a Igreja foi introduzindo meios para tornar as partículas eucarísticas mais visíveis e próximas dos fiéis. A festa de Corpus Christi foi celebrada pela primeira vez em 1246 na diocese de Liège, na Bélgica. Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa a toda a Igreja. Mas será o Concílio de Trento (1545-1563) que enfatizará e tornará obrigatória a exposição pública das partículas eucarísticas assim como a procissão que as exalta.
            Com o passar do tempo, foi introduzido o costume, presente em vários lugares, de enfeitar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento. Além de expressão de fé, é uma demonstração da dimensão artística do povo.
            Porém, ao analisar a evolução da compreensão do sentido da Eucaristia é preciso entender que a festa de Corpus Christi só terá sentido pleno se cada fiel estiver voltado para o sentido da Eucaristia como comunhão, partilha. Não é recomendável que se estacione somente na demonstração pública de que a Eucaristia, enquanto sacramento, é a marca diferencial do catolicismo. A ênfase na transubstanciação pode levar ao esquecimento de muitos aspectos fundamentais da Eucaristia. A devoção deve abarcar toda a amplitude do mistério eucarístico.
            No terreno da ética, a celebração de Corpus Christi nos remete à redescoberta do corpo humano, já que vivemos em uma época da banalização do corpo através do prazer excessivo e da dor excessiva. Precisamos dar ênfase à sacralidade do corpo, templo e espaço de santidade e de construção de relações solidárias. A violência e a vivência desregrada da sexualidade agridem a sacralidade desse corpo, identidade e concretude do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário