Social Icons

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Cristianismo nascente


A IGREJA APOSTÓLICA A PARTIR DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

1.Introdução


Os Atos dos Apóstolos são um texto do gênero “romance de aventuras” no qual são relatados os primeiros passos da Igreja. É uma obra considerada continuidade do Evangelho de Lucas e escrita entre os anos 61 a 63. Ele é importante para compreender a formação do cristianismo na fase apostólica e funciona como contexto social e histórico para a leitura das cartas paulinas.
Lucas dirige seu relato a um determinado Teófilo (At 1,1). Depois da ascensão de Jesus, os discípulos permaneceram em Jerusalém (At 1, 9-14). Depois do episódio de Pentecostes (At 2, 1-13), os apóstolos começaram a pregar e a testemunhar sobre a ressurreição de Jesus. Inicialmente, os cristãos eram apenas um grupo de judeus que se reuniam em torno do nome de Jesus. O convite da pregação apostólica se resumia em: a) arrependimento e batismo em nome de Jesus para a remissão dos pecados (At 2,38), b) a recepção do Espírito Santo. Vamos a compreender a estrutura do livro!

2. A estrutura dos Atos dos Apóstolos

O texto começa com a introdução (1,1-26) na qual o autor comenta sobre sua intenção de continuar os relatos sobre os apóstolos (1-3). Ele contém um nexo com o terceiro evangelho, apresenta Jesus fazendo suas últimas recomendações aos discípulos e ascendendo ao céu (4-11); estes voltaram para Jerusalém e ficam aguardando o Espírito Santo (12-14); Matias substitui Judas no grupo dos doze (15-26).
O corpo do texto pode ser assim dividido: Primeira parte (2,1-8,3). A mensagem evangélica em Jerusalém. 1. Descida do Espírito Santo e inícios da Igreja (2,1-47). 2. Cura do paralítico, lutas de Pedro e dos apóstolos contra o Sinédrio e primeira perseguição (3,1-4,31). 3. Progresso e vida interna da Igreja, como efeito da obra e dos prodígios dos apóstolos. Ananias e Safira. Segunda perseguição (4,32-5,42). 4. Eleição dos diáconos helenistas; missão de Estêvão e seu martírio; terceira perseguição com a consequente dispersão dos fiéis (6,1-8,3).
Segunda parte (8,4-12,25). Os apóstolos continuam a pregação de Jesus enfatizando sua ressurreiçãona Judeia e na Galileia, na Samaria e entre os gentios, até Antioquia. 1. Missão de Filipe (confirmada por Pedro) entre os samaritanos e com o eunuco etíope (8,4-40). 3. Missão de Pedro na Judéia e entre os gentios, em Cesareia (9,31-11,18). 4. A Igreja entre os gentios na Fenícia, Síria e Antioquia (11,19-30). 5. Quarta perseguição, morte de Tiago, prisão e libertação de Pedro, morte do perseguidor (12,1-25).
Terceira parte (13,1-28,31). Depois das perseguições sofridas no território da Palestina. Os apóstolos começam a enviar pessoas para evangelizar outras regiões. A mensagem é dirigida ao mundo greco-romano. 1.Primeira viagem apostólica de Paulo: na Ásia Menor (13,1-14,27). 2. Concílio de Jerusalém, que sanciona a independência em face da lei para os gentios (15,1-34). 3.  Segunda viagem apostólica de Paulo: na Macedônia e na Grécia (15, 35-18,22). 4. Terceira viagem apostólica de Paulo: na Ásia Proconsular, na Grécia e na Macedônia, até ao Epiro (18,23--21,16). 5. Prisão de Paulo em Jerusalém e mensagem ao Sinédrio (21,17-23,11). 6. Prisão em Cesareia e mensagem para Félix, Festo e Agripa (23,12-26,32). 7. Viagem até Roma, prisão e mensagem aos judeus e aos gentios (27,1-28,31).

3. Igreja de Jerusalém

A Igreja que se reuniu em Jerusalém continuava frequentando o Templo. O autor de Atos mostra Pedro e João indo ao Templo para a oração das três horas (At 3,1). As Escrituras passaram a ser interpretadas a partir da vida de Jesus e a fração do pão tornou-se um hábito característico deste novo grupo (At 2, 42). Os apóstolos atraíam seguidores por meio de sinais e de prodígios (At 5,12). Mas a relação entre esta nova seita e o judaísmo tradicional foi se complicando. Começaram as prisões e as acusações. O Sinédrio tornou-se o grande opositor dos cristãos em Jerusalém. Por diversas vezes, os apóstolos foram presos e interrogados. O famoso rabino Gamaliel aconselhava para que perseguissem os apóstolos porque considerava este movimento passageiro como aconteceu com Teudas e Judas, o Galileu (5, 34-39).
À medida que o número de seguidores ia aumentando, os apóstolos foram criando novos procedimentos administrativos para coordenar o grupo. Eles, então, instituíram um grupo de sete homens para organizar os trabalhos, principalmente, para a assistência às viúvas: Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau (6, 1-6). A partir deste grupo, notamos a presença de seguidores de fora de Jerusalém.
A Igreja nasce e se organiza a partir de Jerusalém. Havia discípulos na Judeia, na Galileia e na Samaria (9, 31). Como havia judeus espalhados por todas as regiões do Império Romano, estes se tornaram pontos de contatos para que o cristianismo fosse difundido. Em muitas cidades em torno do mar Mediterrâneo havia sinagogas. Filipe, logo no início dos Atos, converte e batiza um etíope (8, 26-31). Paulo, porém, será o elo mais exitoso da difusão do cristianismo entre os gregos. Depois de sua conversão, ele enviado para Tarso (9, 30).
A partir da morte de Estêvão, muitos discípulos foram para a Fenícia, Chipre e Antioquia. Inicialmente, eles procuraram converter somente judeus. Porém, alguns cipriotas e cretenses acabaram pregando para os incircuncisos em Antioquia. Barnabé partiu de Jerusalém e levou Paulo para trabalharem em Antioquia (11, 19-25). Com esta primeira expansão da Igreja, Paulo e Barnabé são separados para pregar as cidades helenistas (12, 25).

4. Cristianismo judaico e cristianismo helenista

Durante as três primeiras décadas, a Igreja foi se expandindo pelas comunidades da Ásia Menor e chegou até Roma. Naquele primeiro momento, havia dois modelos de cristãos: a) aqueles que foram judeus praticantes e continuaram observantes da Lei; b) aqueles de origem grega que, influenciados por Paulo, não seguiam a Lei judaica. Esta diferença foi motivo de descontentamento entre os cristãos de Jerusalém, Pedro proclamou o princípio da graça em detrimento do império da Lei (15, 7-12). Os crentes judaico-cristãos continuavam sendo judeus que aceitavam Jesus como Messias. Porém, os crentes que não eram de tradição judaica receberam o Evangelho sem esta base. Portanto, estes posicionamentos de fundo cultural geraram diferenças nas igrejas.
No primeiro século, constituíram-se várias igrejas, porém, cinco ganharam destaque devido a sua importância política: Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Bizâncio e Roma. As comunidades tinham diferentes características. Além da relação com a Lei, o modo de administração eclesial também era diferente, aquelas judaico-cristãs eram dirigidas por um colégio de presbíteros. As gregas tinham como autoridade o binômio bispo-diácono. As grandes diferenças foram se unificando no decorrer do século II.[1]
Na tradição do Novo Testamento, os judeus cristãos seguiam o Evangelho de Mateus. Havia grupos utilizavam o Evangelho dos Nazarenos e dos Hebreus. Alguns desses grupos compreendiam que Jesus era um anjo. A cristologia desses se adequava às categorias do Antigo Testamento.O grande líder em torno da Igreja de Jerusalém era Tiago, irmão do Senhor. Como o número de comunidades gregas foi sendo maior, o modelo de cristianismo helenista foi prevalecendo.
A situação política da Palestina contribuiu muito para a separação definitiva entre judaísmo e cristianismo. Depois de muitos anos de conflitos de forças rebeldes judaicas contra os romanos, finalmente, o imperador romano ordenou a destruição de Jerusalém no ano 70.Alguns estudiosos consideram este evento traumático para os judeus e com consequência para o cristianismo nascente (Brandon, Jonathan Draper). Os grupos judaico-cristãos continuavam sua vida vinculada ao Templo e à observância da Lei, com o evento do ano 70, eles tiveram que se rearranjar. Muitos viram neste acontecimento uma punição aos judeus por rejeitarem Jesus.[2]
Depois de 70, os judeus cristãos tiveram de se espalhar pelo mundo romano. As igrejas inicialmente eram locais e as atividades dos apóstolos eram itinerantes. As primeiras igrejas eram domésticas. A estruturação administrativa, os dogmas, os sacramentos e os ministérios foram se constituindo ao longo do tempo. O Novo Testamento é testemunho de uma igreja que ainda não estava madura. No decorrer dos Atos dos Apóstolos, vamos percebendo as soluções que os apóstolos dão para os novos problemas. Eles instituem novos ministérios, fazem viagens missionárias, organizam ajudas financeiras a outra igreja.

5. A formação da Igreja nos Atos dos Apóstolos

Os Atos dos Apóstolos apresentam algumas características da comunidade primitiva. Lucas mostra um retrato ideal da comunidade de Jerusalém dizendo que os cristãos seguiam os ensinamentos dos apóstolos, respeitavam a comunhão fraterna, fazem a fração do pão e as orações (2, 42). A Igreja nasce apostólica. Isto quer dizer que os ensinamentos que a formam são de autoridade dos apóstolos. Quando há a controvérsia sobre a necessidade da circuncisão, Paulo e Barnabé recorrem aos apóstolos (15, 1-4). A primeira Igreja é a de Jerusalém. A autoridade das primeiras decisões coube a Pedro (2, 14; 3,11). É ele que dirige os primeiros discursos aos judeus defendendo a ressurreição de Jesus. Mas tarde, Paulo se destaca na evangelização dos gentios. Foi em Antioquia que os seguidores de Jesus foram chamados de “cristãos” pela primeira vez (11, 26).
Os ministérios eram exercidos pelos apóstolos e algumas pessoas às quais eles confiavam poder. Eles instituíram diáconos para os helenistas (6,1). Havia entre eles profetas (11, 27) e também doutores (13, 1). O caminho da atividade de Paulo nas cidades gregas inicialmente foram as sinagogas (18,4). Elas funcionavam como ponto de penetração do anúncio nas cidades. Este é o procedimento de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia (13, 14-16) em Icônio (14,1).
A doutrina original da comunidade apostólica consiste na Lei judaica interpretada a partir da proclamação de Jesus como Cristo e Senhor Ressuscitado. O batismo desde o início foi o ritual de entrada para a comunidade cristã (8, 26-39). Pedro desobriga os gentios de passarem pela circuncisão (15,7-12). Tiago orienta para que os crentes helenistas se abstenham da carne dos sacrifícios e das uniões ilegítimas (15, 19-21).

5. Paulo nos Atos dos Apóstolos

            Uma parte considerável dos Atos é dedicada a contar as viagens missionárias de Paulo. Paulo era um cidadão romano (22, 22-29), natural de Tarso, na Cilícia (21, 37-40). Porém, fora educado em Jerusalém e fora aluno do rabino Gamaliel (22, 3). Sua família pertencia ao partido dos fariseus (23, 6). Seu zelo de fariseu, o fez perseguir os apóstolos até acontecer sua conversão no caminho de Damasco. Devido a sua instrução, os apóstolos o incumbiram de evangelizar os povos de língua grega. Ele realizou três viagens e fundou várias comunidades. Partindo de Antioquia, Paulo foi a Chipre (13, 1-12), de Chipre foi a Antioquia da Pisídia (13, 13-52), deIcônio voltou a Antioquia (14, 1-28). Na segunda viagem, ele vai em direção à Ásia (15, 36-16, 8), depois parte em direção à Europa (16, 12-18. 18). De regresso a Antioquia, empreendeu uma terceira viagem para a Macedônia (18, 23-20,3) e para Filipos (20,6). Todas essas cidades servem de contexto histórico para as cartas de Paulo. Na última parte, Paulo é levado a Roma preso (27).
            A expansão do cristianismo deveu muito às ações de Paulo e de seus companheiros. A sua intenção era chegar até a Espanha (Rm 15, 24-25). Porém, antes disso, ele foi preso em Jerusalém. Por causa de sua cidadania romana foi levada a Roma onde enfrentou uma espécie de prisão domiciliar. Os Atos dos Apóstolos terminam informando que Paulo ficou dois anos nesta condição em Roma. Uma tradição extraneotestamentária informa que ele foi morto em 67.

6. O cristianismo primitivo

O Novo Testamento descreve o cristianismo de um período de 50 a 100 depois de Cristo. Trata-se de uma religião embrionária. O cristianismo nascente era chamado pelos seus seguidores de Caminho (24,14). Mas os judeus tradicionais rejeitavam completamente a identificação de Jesus com o Messias por isso eles chamavam o cristianismo de seita dos nazareus (24,5). Os vários conflitos que ocorreram entre judeus e cristãos se deve a esta divergência de interpretação da Lei. Como os cristãos, inicialmente, freqüentavam a sinagoga, esta relação gerou um desgaste. Depois da dispersão do ano 70, o cristianismo foi distanciando do judaísmo. Alguns historiadores, porém, estabelecem uma data de ruptura definitiva somente por volta de 150.
Os Atos dos Apóstolos se concentram nas atividades de Pedro e de Paulo. Depois do capítulo 13, Pedro é relembrado novamente no Concílio de Jerusalém. Daí, a partir do capítulo 16, a atenção volta-se plenamente para Paulo. Os Atos pretendem contar os fatos dos primeiros 30 anos do Caminho. Onde estavam e que estavam fazendo os demais apóstolos? Esta lacuna é preenchida pelos Atos apócrifos. São alguns atos apostólicos: Atos de João, Atos de André, Atos de Paulo, Atos de Pedro, Atos de Tecla e Atos de Tomé.
Através destes textos sabemos que André e João atuaram na Ásia Menor, que Pedro foi para Roma e Tomé para a Índia. Se estes fatos forem históricos, considerando que Paulo tenha ido até a Espanha, ele e Tomé atingiram os maiores extremos da expansão do cristianismo (leste a oeste).

Referências

REINHARTZ, Adele. The Destruction of the Jerusalem Temple as a Trauma for Nascent Christianity, p. 275-288.


[1] HAMANN, A Vida cotidiana dos primeiros cristãos. P. 112.
[2] REINHARTZ, Adele. The Destruction of the Jerusalem Temple as a Trauma for Nascent Christianity, p. 275-288.

Nenhum comentário:

Postar um comentário